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Resumo da dissertação de Carolina de Aquino Gomes, desenvolvida na Universidade Federal do Ceará

A presente pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Literatura Regional, tem como objetivo verificar como a Idade Média pensava o riso relacionado ao pecado e ao Diabo, bem como investigar a remanescência dessa mentalidade e de crenças populares medievais no romance As Pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o Diabo, de Nei Leandro de Castro, e na literatura popular em verso contemporânea. Para identificarmos como o imaginário e a mentalidade medieval, no tocante as crenças no Inferno e no Diabo, estão presentes em forma de resíduos na cultura popular nordestina representada no romance, utilizamos o arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Residualidade, desenvolvido pelo Prof. Dr. Roberto Pontes Esse método investigativo está certificado junto à Universidade Federal do Ceará e ao Diretório de Pesquisa do CNPq, sob o título Estudos de Residualidade Cultural e Literária, e vem sendo aplicado e desenvolvido em diversos trabalhos acadêmicos, como: teses, dissertações, palestras e comunicações. O sistematizador da Teoria da Residualidade aponta quatro conceitos essenciais para a sua compreensão, a partir do grau de relevância que cada definição exerce dentro da teoria. São eles, respectivamente: residualidade, cristalização, mentalidade e hibridismo cultural, os quais nos ajudaram a compreender como o riso é relacionado ao Diabo atualmente através da literatura popular em verso e em obras da literatura erudita que se baseiam em preceitos populares, como é o caso de As Pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o Diabo. Este trabalho divide-se em três momentos, respectivamente, a origem do Mal e do Diabo, como se deu a formação de sua imagem desde a antiguidade clássica, consolidando-se na Idade Média; a representação do Diabo no imaginário sertanejo nordestino, com base nas crenças populares representadas no romance, ressaltando o hibridismo cultural que envolve essa entidade diabólica; e, por fim, a derrisão e o escarnecimento do Diabo, pois o riso é utilizado como arma contra o medo do Inferno e do Demônio, através do cômico, do grotesco e do obsceno. Para essa análise destacamos aspectos referentes ao Diabo na Bíblia Sagrada, em documentos históricos, bem como estudos históricos e culturais a respeito das crenças populares medievais e nordestinas contemporâneas, assim como a análise de cordéis do Ciclo do Demônio Logrado, representações pictóricas do Príncipe das Trevas e estudos relacionados ao riso na Idade Média e no Renascimento, bem como, na contemporaneidade. Compreende-se a presença de resíduos culturais dos valores e crenças medievais no universo do sertanejo nordestino, principalmente do norte-rio-grandense, a fim de tornar evidente a hibridação cultural que percebemos na leitura do romance de Nei Leandro de Castro.